Por indicação do Núcleo Diocesano da Guarda da Associação dos Médicos Católicos Portugueses, e a partir do que foi divulgado pela Comissão Nacional da Pastoral da Saúde, partilhamos convosco a mensagem do Papa Leão XIV para o 34.º Dia Mundial do Doente, bem como o cartaz e a pagela com a oração.
Na sua mensagem, o Santo Padre recorda-nos que:
“O amor não é passivo, mas vai ao encontro do outro; ser próximo não depende da proximidade física ou social, mas da decisão de amar.”
A partir deste desafio, e na sequência do encontro nacional da Pastoral da Saúde, deixamos duas propostas para as nossas comunidades:
- Dia 11 de fevereiro – Dia Mundial do Doente
Sugere-se valorizar, nas eucaristias, a oração pelos doentes, profissionais de saúde e cuidadores, bem como a distribuição da pagela nas capelanias hospitalares, lares e junto dos doentes em casa, com a colaboração dos Ministros Extraordinários da Comunhão.
- Dia 12 de abril – Domingo da Divina Misericórdia
Propõe-se a celebração do Dia Diocesano da Saúde, convidando os doentes e as suas famílias a participarem na eucaristia e a receberem o Sacramento da Unção dos Doentes, num ambiente de alegria e esperança pascal.
Agradecemos, desde já, a vossa colaboração na dinamização destas iniciativas, como sinal concreto da proximidade da Igreja junto de quem sofre.
