O Bispo da Guarda, D. José Pereira, marcou presença numa iniciativa promovida pela Raia Solidária, destinada a apoiar o Seminário de Gouveia. A ação reuniu dezenas de participantes, destacando-se pela forte adesão das comunidades fronteiriças.
A cidade da Guarda celebra, ao longo deste mês, o seu 826.º aniversário com um vasto programa cultural e institucional, cujo ponto alto será a sessão solene comemorativa, marcada para o próximo dia 27 de novembro. Durante esta cerimónia terá lugar a entrega do Prémio Eduardo Lourenço 2025, distinção atribuída anualmente pelo Centro de Estudos Ibéricos (CEI).
Representantes da Cáritas Diocesana da Guarda e do Departamento das Comunidades e Migrações marcaram presença
15 de novembro de 2025 — Fátima
Ontem e hoje, 15 e 16 de novembro, dezenas de casais das Equipas de Nossa Senhora da Diocese da Guarda participaram na peregrinação nacional deste movimento ao Santuário de Fátima, sob o lema “Casais Peregrinos de Esperança”.
A Santa Casa da Misericórdia de Celorico da Beira promove, nos dias 21 e 22 de novembro, as Jornadas de Comemoração dos mais de 450 anos da sua fundação. A iniciativa pretende ser um momento de celebração, partilha e gratidão por todas as gerações que, ao longo de quase meio milénio, construíram e sustentaram esta missão de serviço, caridade e solidariedade cristã.
O bispo da Diocese da Guarda, D. José Pereira, e o bispo emérito, D. Manuel Felício, participam na 212.ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), que decorre em Fátima, de 10 a 14 de novembro.
A Santa Casa da Misericórdia de Seia promove, no próximo dia 22 de novembro de 2025, às 21h30, na Igreja da Misericórdia desta cidade, o evento “Ofício das Almas – Uma Tradição que Permanece”.
A Diocese da Guarda vive nestes dias um clima de especial alegria e ação de graças.
