Depois de ter estado exposta no Santuário de Fátima, a escultura do século XVIII regressou à Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e ao Museu de Arte Sacra da Covilhã, onde volta a inspirar a oração e a devoção dos fiéis.
A Pastoral dos Bens Culturais da Igreja promove, no próximo dia 17 de outubro de 2025, as 2.as Jornadas dedicadas ao tema “A conservação e o restauro dos bens culturais da Igreja”.
No próximo dia 18 de setembro, às 18h00, no espaço diocesano ExpoEcclesia, decorre a sessão de lançamento do livro Capela de Música da Sé da Guarda (Séc. XVI – Séc. XIX). Algumas Obras (Séc. XVIII), da autoria do Pe. José Joaquim Pinto Geada.
A Diocese da Guarda prepara-se para inaugurar um Presépio com o título – Jornada de Fé pela Diocese da Guarda, num evento que terá lugar no dia 14 de dezembro, às 18h00, na ExpoEcclesia, situada na antiga capela do Seminário e Paço Episcopal da Guarda.
A Fundação Família Luzia Esteves Pinheiro e a Diocese da Guarda anunciam que a continuação dos trabalhos de conservação e restauro das pinturas murais da Igreja Matriz de Malhada Sorda trouxe à luz do dia um raríssimo conjunto de magníficas pinturas de evidenciada qualidade artística, realizadas, muito provavelmente, ainda em finais do século XV.
