A Diocese da Guarda prepara-se para viver o Encerramento do Ano Jubilar, um tempo especial de graça, renovação espiritual e compromisso missionário, vivido sob o lema “Avançamos na Esperança”.
A Diocese da Guarda comunica, com sentimento de fé pascal e esperança cristã, o falecimento do Diácono Permanente José Joaquim Pereira, natural e residente em Pousade, ocorrido no dia 23 de dezembro de 2025, aos 81 anos de idade.
Autoria: Marco Ramos | Ilda Manso
O Egitaninho no Natal é uma pequena obra de carácter pedagógico e catequético, especialmente dirigida a crianças, famílias e agentes de pastoral. Através da figura do Egitaninho, um menino curioso que frequenta a catequese numa paróquia da diocese, o leitor é conduzido à descoberta do verdadeiro significado cristão do Natal.
O Carmelo da Guarda comunica ao Povo de Deus da Diocese da Guarda, com fé e esperança na ressurreição, o falecimento da Irmã Benvinda Maria, que partiu para a Casa do Pai ontem, sábado, pelas 23h55.
Sumbe, Angola – 21 de dezembro de 2025 (entrevista à agência ECCLESIA e RR) – D. Manuel Felício, bispo emérito da Diocese da Guarda, atualmente em missão na Diocese de Sumbe, defendeu a necessidade de uma “amnistia geral” em Angola, considerando que grande parte da população continua a viver condicionada pelo medo, fruto de alinhamentos políticos e sociais do passado.
A Diocese da Guarda vive hoje, 20 de dezembro de 2025, um momento particularmente significativo. Neste dia em que se assinala o 1.º aniversário da nomeação episcopal de D. José Pereira, foi nomeado o Conselho Pastoral Diocesano, sinal concreto de uma Igreja que caminha em comunhão, participação e corresponsabilidade.
